Toda boa estratégia de marketing trabalha com uma jornada do cliente, que estabelece desde o primeiro contato do consumidor com sua marca até o relacionamento após fechar a venda.

Embora o marketing não seja uma receita de bolo, existem certos procedimentos padrões que guiam as demais ações, tendo como base resultados palpáveis.

Neste conteúdo, preparamos um passo a passo para implementar uma estratégia de marketing eficiente.

Leia até o final!

Pessoas Analisando Resultados
Pessoas Analisando Resultados

Defina seu público-alvo

O primeiro passo para iniciar uma campanha de marketing é definir seu público-alvo. 

Ou seja, você precisa descrever quem é o público que vai adorar conhecer seus produtos e serviços, com o máximo de detalhes possível.

Ao definir seu público, você saberá exatamente com quem está lidando, facilitando a hora de transmitir ideias e conceitos.

A melhor maneira de definir seu público é pela análise de seus clientes. Eles fazem parte do público perfeito para sua marca, pois já romperam a barreira da primeira compra. 

Portanto, defina seu público com base nos clientes que seu negócio possui.

Analise canais de comunicação

Definir o público-alvo é importante para que todas as ações de marketing executadas durante a campanha estejam alinhadas e falando a mesma “língua”.

Os canais de comunicação são os meios pelos quais sua empresa buscará contato com o público de interesse.

Então, se seu público for composto de pessoas acima de 70 anos, não adianta investir em propagandas para o Tik Tok, que tem um público na faixa dos 16 anos.

Crie uma jornada do cliente

Agora que você definiu quem é o alvo da campanha e a forma de contatá-lo, é hora de desenhar uma jornada.

Busque ilustrar o percurso que o cliente fará até o momento da compra, com o máximo de detalhes e levando em conta as características únicas de seu público.

Por exemplo: “o cliente estará ouvindo rádio às 19h30, quando o anúncio do produto for tocado, informando um número para contato. Ele ficará interessado, mas não conseguirá anotar o número. Às 20h00, o mesmo anúncio é tocado, mas desta vez ele consegue o número. Ao ligar, receberá instruções sobre como obter o produto anunciado…”

Quanto mais detalhes, melhor!

Estabeleça planos para o pós-venda

Houve uma época em que somente vender o produto ou fornecer o serviço encerrava o ciclo da venda por completo. 

No entanto, hoje sabemos que clientes fidelizados (que gostam de sua marca e compram de você) valem o investimento e o primeiro passo para o sucesso é o pós-venda, no que chamamos de sucesso do cliente.

O grande objetivo do pós-venda é garantir que o cliente conseguiu solucionar o problema que queria e, caso contrário, ajudá-lo nessa tarefa.

Além disso, manter um bom relacionamento com sua base de clientes é uma blindagem poderosa contra crises. Afinal, clientes fiéis, além de garantirem receita previsível, também indicam sua marca para outras pessoas.

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