Contratar novos funcionários é uma atividade rotineira nas empresas, independentemente do tamanho e do cenário econômico do país. Novos colaboradores estão sempre chegando e é importante que aprendam sobre a cultura e missão da empresa que entraram e que se sintam acolhidos.
É para isso que existe o onboarding, ou integração em português. Ao final de todo processo seletivo, essa técnica é posta em prática. Então, para entender melhor todo o conceito e a importância por trás do onboarding, continue nos acompanhando neste post. Boa leitura!

Onboarding: o que é?
Como já adiantamos acima, onboarding nada mais é do que o nome dado à integração de novos funcionários, só que o termo está em inglês, apenas.
Dessa forma, em linhas gerais, o onboarding trata do processo de integração do novo funcionário à cultura, à equipe e à missão da empresa. O grande objetivo da integração é fazer o funcionário conhecer os processos e começar a se sentir parte do mecanismo da companhia.
É por isso que o momento mais adequado para iniciar esse processo é logo após a contratação do profissional. Quando ele está engajado, motivado com o emprego novo e demonstrará muito interesse.
Diante do cenário econômico atual, inclusive por mão de obra qualificada, reforça-se a importância do processo do onboarding o novo colaborador e para a empresa. Muitas delas, inclusive, ignoram essa etapa e fazem apenas uma apresentação rápida. O que é um erro.
Abaixo, vamos contar mais detalhes da importância do onboarding nas empresas, assim como alguns benefícios do processo. Acompanhe!
A importância do Onboarding nas empresas
A integração bem feita oferece diversos benefícios para a empresa. É por isso que é visto como um desafio para a gestão de RH. Contudo, daremos algumas dicas para que o processo seja feito da melhor forma.
Confira primeiro, alguns benefícios de uma integração bem feita:
Redução do turnover
A redução do turnover, que é justamente evitar que haja muita rotatividade de pessoas, é um dos benefícios de um onboarding bem feito.
Através de uma boa comunicação com o colaborador acerca dos seus afazeres e rotina, isso evitará que haja um desapontamento em relação à empresa.
Motivação e engajamento
Ao realizar o onboarding, o colaborador deve se sentir embarcando em uma jornada com a empresa. Com uma adaptação bem estruturada, o funcionário ficará mais seguro e confiante no trabalho.
Motivado, ele será produtivo, e consequentemente, entregará resultados melhores e de forma mais rápida.
Retenção de talentos
Esse é um dos principais benefícios, e desafios do onboarding. Reter e manter em seu quadro os melhores talentos de cada área.
Isso pode ser possível através de bons salários e benefícios, mas também, ao fazer com que o colaborador se sinta à vontade na nova casa.
Além disso, no cenário atual de trabalho híbrido, o envio de kits personalizados da empresa como mochilas e cadernos, por exemplo, estimulam o colaborador ‘vestir a camisa’ da empresa e se sentir muito à vontade.
Além de atender necessidades como transporte dos equipamentos de trabalho e até itens para os momentos de lazer. Passando a imagem de valorizar também os momentos de descanso.
Em outras palavras, o onboarding permite a construção de uma base de relacionamentos. Isso faz com que os candidatos prefiram uma instituição ao invés da outra e usar isso para atrair e reter profissionais mais talentosos é uma alternativa.
Então leitor(a), entender a importância do Onboarding para as empresas é fundamental para planejar e executar um processo vantajoso para ambos os lados. Quem sabe o custo de contratar e de demitir, sabe o valor que deve dar a um bom colaborador.
Assim, esperamos que com essas dicas você consiga implantá-las da melhor forma.
Confira outro post. A Utilização de Brindes para Promoção de Marcas e Eventos
1 comentário
Presentear colaboradores é uma boa ideia? Conheça 5 dicas! · 14 de dezembro de 2022 às 09:05
[…] Confira outros post. A Importância do Onboarding nas empresas […]