O selo Great Place to Work (GPTW) é uma certificação concedida às empresas que se destacam por oferecer um ambiente de trabalho positivo e saudável para seus colaboradores. Ter esse selo pode ser um grande diferencial competitivo, pois mostra que a empresa valoriza seus funcionários e está comprometida em criar uma cultura organizacional positiva.
Se você é responsável pela área de marketing em sua empresa e está interessado em torná-la apta a receber o selo GPTW, continue lendo este blog post para descobrir como.

Sobre o processo:

  1. Conheça os critérios de avaliação do GPTW

Primeiramente, antes de iniciar o processo para se tornar uma empresa certificada pelo GPTW, é importante que entenda os critérios de avaliação utilizados. Os critérios são baseados em pesquisa de clima organizacional, que inclui perguntas sobre diversos aspectos do ambiente de trabalho, como liderança, cultura, relacionamento entre colegas, benefícios e oportunidades de desenvolvimento.

  1. Faça uma autoavaliação da empresa

Depois de conhecer os critérios de avaliação para obtenção do selo GPTW, é hora de fazer uma autoavaliação da empresa para identificar pontos fortes e áreas de oportunidade. Uma boa maneira de fazer isso é conduzir uma pesquisa de clima organizacional interna, que permitirá que os funcionários sejam ouvidos e que a empresa tenha uma ideia clara de como está sendo percebida pelos colaboradores.

Selo GTPW para empresas
  1. Identifique áreas que precisam de melhoria

Com base nos resultados da pesquisa de clima organizacional, identifique as áreas que precisam de melhoria e crie um plano de ação para abordá-las. Isso pode incluir mudanças na cultura organizacional, na liderança ou na política de benefícios, por exemplo.

  1. Implemente as mudanças necessárias

Assim que identificadas as áreas que precisam de melhoria, é hora de implementar as mudanças necessárias para criar um ambiente de trabalho positivo e saudável. Certifique-se de que todas as mudanças estejam alinhadas aos valores e à missão da empresa.

  1. Realize a pesquisa do GPTW

Depois que realizar a implementação das mudanças necessárias, é hora de realizar a pesquisa do GPTW. A pesquisa é conduzida por uma equipe do GPTW e é composta por perguntas específicas sobre o ambiente de trabalho da empresa. Certifique-se de que todos os funcionários participem da pesquisa e de que suas respostas sejam confidenciais.

  1. Analise os resultados e faça melhorias contínuas

Finalmente, depois de receber os resultados da pesquisa do GPTW, analise as áreas que ainda precisam de melhorias e crie um plano de ação para abordá-las. Lembre-se de que a certificação GPTW não é um fim em si mesma, mas sim um processo contínuo de melhoria. Continue ouvindo os funcionários e implementando mudanças que tornem a empresa um ótimo lugar para trabalhar.

Conclusões sobre o GPTW

Igualmente importante ressaltar que tornar-se uma empresa certificada pelo GPTW pode ser um grande diferencial competitivo e ajudar a atrair e reter talentos. Para alcançar essa certificação, é necessário criar um ambiente de trabalho positivo e saudável, ouvindo os funcionários e implementando mudanças necessárias.

Além disso, é importante lembrar que a certificação GPTW não é apenas uma questão de marketing. A reputação da empresa como um bom lugar para trabalhar pode ter um impacto positivo em sua imagem e marca. Uma cultura organizacional positiva pode atrair talentos, clientes e investidores em potencial. Portanto, investir em tornar a empresa um ótimo lugar para trabalhar é uma estratégia inteligente e valiosa para o sucesso a longo prazo da organização.


1 comentário

Como manter clientes em tempos de crise? - Synergy Brindes · 4 de maio de 2023 às 11:55

[…] ter e manter – um atendimento de excelência é o primeiro passo para fidelizar seus […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *