Atrair novos clientes é fundamental e inerente para o desenvolvimento sustentável de um negócio. Porém, sem uma estratégia que vise também a fidelização de clientes antigos, pode ser que inflacionem custos com marketing e com vendas – já que o custo de angariar novos clientes é muito maior do que o gerado para manutenção da clientela.

Esses custos extras, principalmente em tempos de crise, podem causar um impacto negativo na receita de uma empresa.

Portanto, contar com uma estratégia bem definida que mantenha a fidelidade dos seus clientes mesmo na crise pode fazer toda a diferença.

O que fazer para fidelizar seus clientes?

De modo geral, a definição do ato de fidelizar clientes é manter um bom relacionamento com eles, de forma a construir uma base engajada, que volte a adquirir seus produtos e serviços e ainda indique sua empresa para conhecidos.

Fidelizar seus clientes diminui os custos para aquisição de novos leads e fortalece a sua marca, o que se faz super importante em um momento de crise, quando se faz necessário lidar com as incertezas do mercado e possíveis cortes de gastos.

Ou seja, sempre que a economia apresentar sinais de desaquecimento, é importante estar atento para executar ações internas que foquem na manutenção dos seus clientes.

Equipe em reunião para melhorar atendimento e manter clientes em tempos de crise

Veja agora dicas de como fazer isso.

Quatro dicas certeiras para manter sua clientela – mesmo durante crises

Confira essas 4 estratégias que selecionamos para seu negócio.

  1. Atenda seu cliente com excelência

O atendimento é um diferencial, pois um cliente mal atendido além de não retornar, também não vai indicar você para outras pessoas.

Assim, ter e manter – um atendimento de excelência é o primeiro passo para fidelizar seus clientes.

  1. Para clientes fiéis, tratamento VIP

Clientes fiéis podem representar até 65% de todo o faturamento de uma empresa, sabia disso? Então o mínimo que eles merecem é um tratamento diferenciado – VIP mesmo!

Para isso, busque investir em ações de relacionamento como: investir em conteúdo personalizado, ofertas exclusivas, cupons de desconto, clube de fidelidade, antecipar lançamentos, e outras vantagens.

  1. Ofereça brindes para seus clientes

Mais do que receber um item útil e bacana, o cliente vê no brinde recebido um valor que não pode ser mensurado em valores: a sensação de ter sido lembrado e de se sentir especial. Pesquisas na área de vendas apontam que 83% dos consumidores ficam mais inclinados a refazer negócio com uma empresa após receberem um brinde! Essa é uma estratégia barata e efetiva que faz com que o cliente sempre volte para você – com crise ou sem.

  1. Conheça a fundo o seu cliente

Conhecer a fundo seu cliente, as suas preferências de consumo, como ele gosta de ser tratado e outras informações relevantes ajudam você a falar a mesma língua do seu cliente.

E este, ao compreender melhor os pormenores da sua empresa desenvolverá um senso de identificação, o que aumenta as suas chances de fechar negócio.

Manter os clientes é vantajoso para sua empresa!

Dessa forma, oferecer soluções econômicas, um excelente atendimento, manter contato próximo, entender a situação do cliente e oferecer concessões possíveis e que não comprometam a saúde do negócios, podem ser o diferencial que vai ajudar você a manter os clientes mesmo em tempos de crise.

Essa não é uma tarefa fácil, mas mostra-se essencial para o sucesso a longo prazo! Então coloque seu foco no seu, pois vender para consumidores habituais é mais fácil, já que eles conhecem a qualidade que o seu negócio oferece.


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